quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Atualização Mensal: Outubro 2009 (112.267,14, +21.724,97)

O copo na metade está meio cheio ou meio vazio? É assim que vejo a atualização mensal de outubro. Se por um lado tive o maior crescimento absoluto em toda a história do universo (21 mil não é de se reclamar!), por outro lado aqueles 1% se fizeram valer e só obtive uma pequena parte da antecipação de herança prevista (mais especificamente, R$18.750,00 dos R$81.000,00 previstos). O resto do dinheiro ainda vem, mas não tenho a mínima idéia quando. Isso provavelmente vai me forçar a rever o meu plano com o intuito de torná-lo mais realista frente aos fatos novos. É algo pra eu pensar durante o mês...

Ainda assim, a barreira dos R$100k foi quebrada com folga. E sempre dizem que os primeiros 100k são os mais difíceis...

A bolsa andou de lado no mês e praticamente não influiu no resultado. Os aportes efetuados garantiram a alta de 23,99% do patrimônio no mês.

O vergonhoso gráfico da projeção patrimonial:


Após vários meses excelentes, de volta à soberania da barra vermelha. Com quase R$38.000,00 de déficit frente ao planejado, as chances de ver a barra azul na frente são remotíssimas, salvo a reformulação do plano mencionada.

AA:
A pequena parte da herança recebida foi toda pra um empréstimo garantido, rendendo 1,5% mensais. Os juros do empréstimo mais o salário possibilitaram a compra de 35 PIBBs a $87,06 cada.

Valores:

ROI anual decrescente em virtude da bolsa não ter ajudado esse mês. Quem dera eu ter um ROI desses daqui a 15 anos...

Notas relevantes:
  • Ganhei uns 10 reais de aluguel do PIBB esse mês, de forma que a corretagem tá saindo de graça...
  • As férias foram MUITO boas. As melhores de minha vida.

9 comentários:

  1. Grande IF42!

    Poderia criar um post detalhando o aluguel dos seus PIBBs11?

    Tive alguns problemas com o aluguel dos meus PIBB11s e gostaria da sua opnião, já que faz isso há bem mais tempo do que eu...

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Henrique, será o meu próximo post... já estou devendo falar sobre aluguel faz um tempo!

    Seu blog continua maravilhoso, o melhor sobre finanças no Brasil a meu ver! Como vai a perna?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Grande IF42, de volta à ativa e com um substancioso aumento de patrimônio!



    Continue postando as novidades pra gente!



    É isso aí!
    Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia IF42, depois que comecei a acompanhar seu blog, tomei algumas decisões com relação a minha vida financeira, agora tracei objetivos e pretendo cumprí-los, claro que não sou tão conservador como você parece, mas tentarei. E não investirei tanto dinheiro por mês, pois sou casado e moro de aluguel, mas acredito que R$500,00/mês serão depositados na Link.

    Com isso criei um blog também mas para simplesmente eu reportar em algum lugar o que está acontecendo com meu dinheiro.

    Comecei do "zero", comecei abrindo uma conta na LinkTrade e depositei apenas R$500,00 e para conhecer como funcionava o HB e cobranças de taxas, comprei míseras 12 ações da VALE5 no dia 28/10/09 que hoje está valorizada em 5,96%.

    Eu gostaria da sua ajuda em alguns detalhes, pois sou novato em investimentos e gostaria de investir em PIBB11 também, se possível, poderia responder algumas perguntas?

    Dúvidas:
    1)Gostaria de saber se você compraria PIBB independente do valor que esteja, se estiver em alta, em baixa e, se você têm em sua carteira ações também como da VALE ou PETR?
    2)Você faz alguma venda de PIBB quando sobe muito em um dia?
    3)Você acompanha o dia inteiro o HB? Ou somente no final do mês quando lança a "Atualização Mensal"?

    Abraços e oObrigado.

    ResponderExcluir
  5. Mario,

    Compro independente de estar "cara" ou "barata". Como você pode ver pelo gráfico do meu portfolio, em bolsa possuo apenas PIBBs.

    Como vc tb pode ver pelo meu plano, a idéia é começar a vender os PIBBs somente daqui a vários anos.

    HB só entro quando vou comprar ações. Vejo de vez em quando a cotação do Ibov, do Ibrx-50 e do PIBB. E só.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Caro IF42, voce poderia dar mais detalhes sobre esse seu empréstimo garantido? como funciona?

    ResponderExcluir
  7. IF,

    Muito obrigado pelas considerações!

    A perna está quase boa. Já estou andando sem muleta. O duro é ter que esperar o ano que vem para jogar bola novamente...

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Maurício, taí uma das pouquíssimas coisas que eu não posso dar mais detalhes...

    ResponderExcluir
  9. ok meu caro,
    pra bom entender meia palavra basta...!!
    =D
    sigo acompanhando o blog..e aprendendo muito..

    ResponderExcluir